[Resenha] Livro Garimpeiro de Almas De Rodrigo de Toledo Coutinho

by - 16:57




Autor: Rodrigo de Toledo Coutinho
Lançado em 2003 pela Mazza Edições
Gênero: Romance
Disponível: Em qualquer livraria.

Olá Galerinha! Hoje vamos falar um pouco sobre o livro de Rodrigo de Toledo Coutinho lançado em 2003 pela Mazza Edições, tomei conhecimento neste livro ainda em 2003 quando fui visitar a Bienal do Livro de Minas Gerais, ganhei um jornal literário e nele tinha uma pequena passagem deste livro e a curiosidade me levou a compra-lo na época, hoje fico feliz por fazer uma pequena resenha dele, este livro é instigante e leva o leitor a continuar página por página para saber o real final do personagem.
Garimpeiro de Almas é um livro de 160 páginas  escrito em primeira pessoa, livro dividida em 3 partes onde o narrador fala de  sua história quando decidiu sair de casa buscando riqueza a principio no garimpo, o que torna o livro curioso é que desde o início o leitor se depara com um cenário incomum, presídio de segurança Máxima do Estado de Arkansas nos EUA.
Você seria capaz de contar uma história tão boa que o seu carrasco aquele que vai supostamente tirar sua vida acabaria em prantos?
Em Garimpeiro de Almas o leitor se torna o carrasco onde página por página é levado a decidir o destino do livro, do personagem, simplesmente onde continuar lendo ou não é o que vai decidir o final ou a vida daquele que está preso a maca.

"- Qual a razão de tudo isso?
-Quero provar que sou homem, só volto quando fizer fortuna."

Rodrigo cria neste livro um personagem totalmente singular, atordoado pela vida e em busca de si mesmo e porque não dizer de seu lugar no mundo, ele busca riquezas, ele vai descobrir posteriormente a verdadeira riqueza de uma pessoa.
O leitor é guiado fielmente pelas páginas enquanto o personagem narra toda história para o carrasco que ira tirar sua vida, nosso personagem está condenado a morte.

"-O meu ultimo pedido é poder lhe contar uma história."

Quando sai de sua cidade ele se depara com muitas aventuras e desventuras também, e em sua jornada ele conhece e convive com muitas pessoas, incluindo comunidades alternativas e budistas também ao qual se junta seguindo a estrada, por vias da sorte ele consegue chegar nos Estados Unidos sem dinheiro algum. Um livro que te mostra a importância de valorizar a vida e as pequenas coisas, o próprio personagem sobrevive com o pouco, o necessário, aqui é narrado como certas companhias podem acabar com a vida de um ser.
Acaba ficando rico mas de sabedoria e experiência, conhecemos a vida em uma comunidade alternativa, e um namoro incomum entre o nosso personagem e sua barraca, em momentos diversos acompanhamos o diálogo dos dois  brigas, eu não posso dizer que ele já está ficando louco, afinal todos nós temos a tendência a imaginar aquilo que nos falta, ali nos é mostrado que o amor não está na relação sexual em si nas conversas e parcerias diárias.
Ele entra em um aprendizado tão tocante que acaba nos envolvendo, o autor dá um pincelada no contrabando, mostrando as supostas facilidades de entrar em um país portando mercadoria ilegal, diga-se de passagem.
É um livro que se você ainda não leu, eu lhe indico com toda certeza para pessoas que assim como eu gostam de uma boa reflexão sobre a vida e claro passeie por novos ambientes e cidades sem sair de casa, leitura é cultura.
Te pergunto: Você já deixou algum livro pela metade?
Se sua resposta é sim, saiba que você também é um carrasco, porque o mais importante do que ler um livro é entender qual a visão do autor, qual o mundo que o autor quer te passar e fazer você entrar, pense dá próxima vez que deixar algum livro pela metade.
Eu gostaria de ter posto mais informações sobre o autor, porem nada descobri sobre ele, além do que já veio escrito no livro, então fico devendo.
E ai vamos colocar a leitura em dia?
Espero que você não seja mais um carrasco da literatura, mais sim um leitor voraz!

Beijos no coração de um!

Ana Ferreira Lima

You May Also Like

0 comentários

Postagem em destaque

Dicas para diagramação no Word

Oi amores! Como estão? Galera me pediram para escrever um texto com algumas dicas de diagramação no Word. É possível? Sim com cert...

MELL CLASSIFICADOS

Posts mais Acessados

Ana e Seus Livros




 AMORES QUE CURAM



 AS CRÔNICAS DA ANINHA



 RELÍQUIAS DA VIDA



CUPOM DE DESCONTO




 LENOVO



 SIEN COSMÉTICOS



 TROC





CNPJ 20445389/0001-96 EMPRESA DO GRUPO ACP DIGITAL MARKETING . Tecnologia do Blogger.

Seguir Por Email