A importância da boa e velha revisão de texto

by - 14:00


Oi amores, como estão? Estamos começando mais uma semana e com ela a esperança e expectativas de realização, basta seguir em frente mesmo com medo.
A pauta de hoje é sobre revisão de livros ou textos, você sabe como é importante todo texto passar por uma boa revisão?
Quando você pega um  livro ou texto  como é bom ler sem se deparar com erros ou palavras soltas, não é mesmo? Já imaginou se você pega aquele livro do seu autor favorito e tem lá sérios erros de português além de palavras soltas ao vento que nem dá para você entender direito? Seria extremamente chato certo?
Eu sou muito crítica com minha escolhas literárias e te digo nada me deixa mais aborrecida do que pegar um texto e lá ter sérios erros que garantem que o texto não passou por uma boa revisão, porque o bom revisor não busca erros gramaticais apenas, mais busca todo o conjunto de erros que pode haver no texto como concordância por exemplo, ele faz aquela leitura crítica afim de buscar palavras, expressões ou erros que todo autor deixa passar na hora da escrita, não porque ele não saiba a norma culta da língua, mas porque gente vou te contar um segredo todo autor ou escritor no caso tem a mente  a mil e um pensamentos por minuto e nem sempre seus dedos são tão ágeis, muitas vezes enquanto os dedos estão em uma cena seus pensamentos já estão em outra e por isso as chamadas palavras soltas.      
Daí a importância da boa revisão, existem vários revisores no mercado, mas poucos realmente são bons, a maioria apenas quer ganhar dinheiro de maneira "fácil" como se fosse fácil revisar um livro, te digo que não, um livro para ficar realmente pronto para ser lançado e impresso precisa passar por duas revisão uma geral e uma revisão final que busca ter certeza de que tudo está ok.
Um revisor crítico vai ler e te dizer se você se perdeu com o tempo, é muito importante que você deixe seu livro passar pela revisão para que seu livro não seja conhecido como aquele com grandes erros seja de concordância ou até estranhos.

Quer uma dica? Segue algumas que separei que eu mesmo faço.


  • Leia seu texto duas vezes no mínimo para ter certeza de que está tudo ok ou se não deixou escapar nada;
  • Quer aprender a escrever melhor? Leia os clássicos consagrados, só tem um jeito de aprender a escrever bem: Lendo;
  • Corrija os erros que por ventura aparecer, galera a revisão ortográfica do Word ajuda, claro, mas não deve ser ela o seu revisor, ok? Porque tal ferramenta não é confiável e não substitui o trabalho humano;
  • Peça a alguém de confiança que leia seu livro e te dê a opinião sincera, as famosas betas, sabe aqueles leitores vorazes e muito críticos que vão te ajudar na construção de um bom livro;
  • Tenha a mente aberta para críticas construtivas, mas não desanime no primeiro obstáculo, o caminho das letras é muito mais difícil de trilhar, ainda mais quando você está tentando trilhar sozinho;
  • Não deixe seu livro ser lançado sem uma boa diagramação, uma boa diagramação é o que vai garantir que seu livro seja visto também com bons olhos, ninguém quer  ver palavras "caindo" do papel;
  • Depois de ter checado duas vezes seu texto/livro procure um bom revisor, eu tenho como bom revisor aquelas pessoas corajosas e estudantes ou formados em Letras, ninguém melhor do que eles para fazer revisão, uma vez que elas são "treinadas" para isso também durante o curso;
  • Não se deixe enganar se puder deixe que seu livro passe por dois revisores, você vai gastar? Sim, mas irá garantir que seu livro saia pronto para ir do "forno" as estantes dos leitores seja ela virtual ou física.        

É isso ai galera, se você presta este tipo de serviço deixe nos comentários o seu e-mail como forma de contato para possíveis contratações, quem sabe? Vamos interagir galera.

Para quem procura uma revisão de qualidade basta nos procurar no Fale Conosco a Revisão para Autores está a partir de R$4,00/ lauda.

Espero que tenham gostado deste post e como sempre peço curtam e compartilhe não custa nada e pode ajudar alguém!

Caso queiram contratar o serviço de revisão de texto ou diagramação de livros você pode entrar em contato através do E-mail contato@entrelivrosecidades.com.
Quer falar comigo? Me mande um e-mail direto: anaferreiraescritos@outlook.com!  

Uma ótima semana a todos!

Beijos da Ana 😘!


You May Also Like

0 comentários

Ela Não Soube Perdoar

Aonde vai Vó?- Perguntou a neta preocupada com a fragilidade com que a avó levantou aquela manhã. – Vou encontrar-me com um velho amigo, ele está internado no hospital em Belo Horizonte, sofreu um infarto e os médicos acham que ele não vai durar muito tempo.
– Dona Sophia, quando quiser o carro já está pronto e lhe aguarda.
O motorista trabalhara para Sophia nos últimos vinte anos e nunca tinha visto a senhora tão abatida, seu ar era de alguém que não tinha dormido, e realmente depois de ter recebido a noticia de que Arthur estava internado, ela não dormia há duas noites e mal tinha se alimentado, a verdade era que o coração latejava, em busca de uma solução, queria voltar ao passado e consertar um erro.
– Estou pronta Marcos, vamos.
– Espera Vovó, eu também vou com a senhora, deixe-me pegar minha bolsa que vamos e nem adianta dizer que não, eu vou junto e pronto.
– Tudo bem querida.
A neta era uma garota exemplar crescera ali naquele sítio e sempre foi muito apegada a avó, e por muitos meses eram somente as duas e os três funcionários que trabalhavam no sítio, ela foi para o carro e enquanto esperava neta sua mente voltava ao passado.
Sophia fora uma garota exemplar, criada também pela avó, aprendeu desde cedo que tinha que lutar pelo que queria se quisesse ser alguém na vida.
Ela frequentou a escola e suas notas sempre foram as melhores da turma, era adorada pelos professores e sua avó nunca teve uma queixa, parecia que a história se repetia com sua neta, as duas eram muito parecida até na aparência, Sophia via e si mesma quando conversava com a neta.
Em seu interior sempre se perguntava como havia sido sua mãe, a mãe de Sophia morreu de bala perdida em um dia fatídico em que ela iria dar inicio em suas aulas da Faculdade de Letras, ela morreu antes mesmo de chegar ao hospital, após isso a avó se mudou com Sophia ainda pequena aos dois anos de idade para uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, morando em um Sítio nunca lhe faltou aventuras e diversão, nem amizades sinceras e leais.

Continue Lendo....

Dica de Leitura

Dica de Leitura
Da mesma autora do blog!

Postagem em destaque

[Top 20] Seja um porto seguro na vida de alguém

E amar inclui respeitar o outro e aceita-lo como um ser humano real sem idealizações, porque meu bem perfeito ninguém é, ninguém muda p...

Marcadores

CNPJ 20445389/0001-96 EMPRESA DO GRUPO ACP DIGITAL MARKETING . Tecnologia do Blogger.

Seguir Por Email