Escrevendo com música

by - 18:20

 http://www.facebook.com/mellpublicacoesemarketing

Muitos me perguntam qual minha inspiração para escrever? E eu sempre respondo musicas e sonhos! 
Eu sempre escrevo ouvindo música, isso é fato e tenho grande bloqueio, se não tenho músicas para ouvir quando preciso escrever. Mesmo quando surge uma ideia fantástica, se eu não estiver ouvindo música, ela continua uma simples ideia. 
Já ouvi muitos dizerem que não conseguem ouvir musica durante a leitura ou durante a escrita, pois ela atrapalha e causa desconcentração, isso pode acontecer quando o leitor ou escritor não consegue aproveitar os benefícios de ambas as atividades, escrita e musica.

Na verdade não é fácil de início, aprender a tirar proveito da música para escrever, requer bastante concentração e muita criatividade.
Então vamos ao primeiro exercício...  

Escolha sua música preferida, procure um lugar confortável, aumente o volume, até que você só possa ouvir a música, sem interferências externas. Crie sua bolha musical, agora preste atenção nas melodias, deixe a música preencher você e não pense em mais nada, apenas curta o som. 
Perceba que à medida que você vai se conectando com a música, ela automaticamente vai ficando no volume ideal para você, se precisar abaixar o volume, pode abaixar e encontre o tom perfeito para você. 
Após escutar e música inteira, repita o processo com a mesma música, mas agora vamos trabalhar!

Independente se você é escritor ou não, curta o momento e aprenda a aproveitar sua imaginação. Assim que a música começar pela segunda vez, crie em sua mente, um cenário para ela. Pinte um quadro em sua mente e conforme a música for te levando, comece a rodar este quadro, como um holograma. Mude os ângulos, as cores, o tempo, aproveite cada detalhe. 
Repita pela terceira vez e recrie o mesmo holograma agora reparando em cada detalhe, melhorando cada cor, cada movimento... 
Assim você, estará estimulando sua mente a gravar, essa música com esta cena que você criou, isso serve para sua memória ficar mais ativa, caso você tenha uma ideia e não possa escrever naquele exato momento. Assim você consegue relacionar a cena com a música e sempre que ouvi-la novamente, vai conseguir reproduzir seu cenário.

Agora vem a parte mais divertida!
Coloque em palavras o que você criou, e não se esqueça de escrever ouvindo sua música, mas não se esqueça de encontrar o volume ideal para você conseguir ouvir seus pensamentos. Descrever a cena criada é muito mais fácil do que apenas criar uma cena a partir de palavras, uma vez que a cena está criada em sua mente, você pode descrevê-la de qualquer ponto de vista, como uma imagem em 3D. 
Mude o angulo, aproxime, afaste, deixe em câmera lenta, você pode fazer o que quiser com sua cena e passar para o papel, agora não precisa mais ter imaginação, apenas ser detalhista. Agora que está pronto, comece a ler, mas sem a musica e perceba a falta que ela faz, deixando a imagem escrita muito mais simples, depois leia novamente com a musica e leia o pequeno filme que você acabou de escrever! Incrível não é?

Faça isso com vários gêneros musicais, até encontrar seu preferido para escrever e com o tempo, você vai perceber, que é bem mais fácil escrever com música do que você imaginou!

Beijos escritos!

Jaqueline Cristina

Autora de A Origem da Rosa

You May Also Like

0 comentários

Postagem em destaque

Dicas para diagramação no Word

Oi amores! Como estão? Galera me pediram para escrever um texto com algumas dicas de diagramação no Word. É possível? Sim com cert...

MELL CLASSIFICADOS

Posts mais Acessados

Ana e Seus Livros




 AMORES QUE CURAM



 AS CRÔNICAS DA ANINHA



 RELÍQUIAS DA VIDA



CUPOM DE DESCONTO




 LENOVO



 SIEN COSMÉTICOS



 TROC





CNPJ 20445389/0001-96 EMPRESA DO GRUPO ACP DIGITAL MARKETING . Tecnologia do Blogger.

Seguir Por Email