Mal do Século: DEPRESSÃO

by - 17:00


Pesquisas revelam que até 2020 a depressão ocupará o segundo lugar entre as doenças que causam incapacidade no mundo e as mulheres são (serão) as mais afetadas pela doença. A depressão é um transtorno moderno ligado à saúde mental, que é geralmente causado por um estresse, ansiedade, medo, preocupação ou agitações que resultam em ataques psicológicos negativos. Para a química, a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios, que nos dão sensação de prazer, conforto e bem estar. Com a presença de algum problema nos neurotransmissores pode acontecer da pessoa apresentar o desânimo, a tristeza, autoflagelação, perda do interesse sexual e falta de energia para atividades simples.

                A depressão pode afetar todas as faixas etárias. Sua causa se dá por vários motivos, sendo um deles a vulnerabilidade genética, ou seja, se uma pessoa tem depressão, as chances dos parentes mais próximos em adquirir a doença é muito maior, podendo aumentar em até 20%. A vida cotidiana do indivíduo conta muito para que esse tenha uma vida saudável, dessa forma as situações estressantes do dia a dia, como assaltos, perdas de entes queridos, as doenças físicas ou ligadas ao sono podem ser causas determinantes do distúrbio, que pode vir acompanhado da Síndrome do Pânico. 

               A Síndrome do Pânico é um transtorno de ansiedade no qual há ocorrências de crises inesperadas de desespero e medo de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivos ou sinais de perigo eminente. Essas crises são seguidas de preocupações com possibilidades de novos ataques, que dificultam a rotina do dia a dia, por medo de enlouquecer ou por medo ter um ataque do coração.  As causas desse transtorno não são reconhecidas, mas a ciência afirma que o estresse, o temperamento forte ou sensível, mudanças de comportamentos e a genética facilitam para o desenvolvimento desse transtorno.
             
               Na maioria dos casos a síndrome do pânico aparece logo após ou junto com a depressão. A diferença entre as características de ambas é que uma pessoa depressiva tende a ficar mais negativa, perdendo a vontade de viver, de se arrumar, de trabalhar, de comer ou pelo contrário tem casos em que as pessoas comem por excesso, deixando de pensar no futuro. Já quem tem a Síndrome do Pânico se paralisa por causa da ansiedade extrema, tendo medo de tudo e todos, sempre achando que vai morrer repentinamente.  

               Para haver o tratamento da depressão é necessário o uso de medicamentos contínuos com orientação médica. Hoje existe vários anti- depressivos disponíveis para que haja o tratamento. Pelo contrário de que muitos pensam, esses remédios não são drogas, que podem causar a dependência. Cada caso é um caso e cada um necessita de um tratamento diferente e com um acompanhamento terapêutico e com profissionais adequados para o caso. Algumas pessoas precisam de tratamento preventivo ou de manutenção, que pode levar anos ou até uma vida inteira. 

               A prevenção dos episódios de crise não resolve apenas com a psicoterapia, ela também não cura a depressão. Essa técnica ajuda o indivíduo a ter uma reestruturação psicológica, aumentando sua compreensão no processo do tratamento e na resolução da lide, assim pode haver a diminuição do estresse. Apenas o médico pode indicar o medicamento e o tratamento adequado para cada caso, após uma análise. Uma automedicação  e uma interrupção do tratamento por conta própria pode piorar o caso ou até mesmo levar a morte ou suicídio. Se você tem casos de Depressão em sua família ou com pessoas próximas a você, Cuide, Ajude, essa doença é séria! A Vida é o bem mais precioso que Deus nos deu e Vale muito à pena lutar por ela!
Gostou? Que tal compartilhar este post e seguir o blog?

Abraços, 

Carolina Larissa
Consultora Comercial



  
Quer acompanhar todos os lançamentos? Então siga nas Redes Sociais:
Twitter @anaferlimaautor Instagram @anaferlimaautor Facebook @autoraanaferreiralima         

You May Also Like

0 comentários

Postagem em destaque

Dicas para diagramação no Word

Oi amores! Como estão? Galera me pediram para escrever um texto com algumas dicas de diagramação no Word. É possível? Sim com cert...

MELL CLASSIFICADOS

Posts mais Acessados

Ana e Seus Livros




 AMORES QUE CURAM



 AS CRÔNICAS DA ANINHA



 RELÍQUIAS DA VIDA



CUPOM DE DESCONTO




 LENOVO



 SIEN COSMÉTICOS



 TROC





CNPJ 20445389/0001-96 EMPRESA DO GRUPO ACP DIGITAL MARKETING . Tecnologia do Blogger.

Seguir Por Email