Escrita Criativa nível 1

by - 13:38


Olá queridos leitores, como estão? Ontem não pudemos postar o texto sobre reflexão que é feito toda sexta-feira, como eu estava observando um diálogo sobre livro resolvi escrever este post sobre escrita, vamos lá?
A escrita é uma aprendizagem diária, muitas vezes tortuosa e lenta.
Mas somente quem quer se tornar um escritor consagrado segue adiante tendo como vista os troféus literários, ganhar as estantes do mundo inteiro e o coração de milhares de leitores.
Ah quem diga que José de Alencar é chato em sua escrita, e a verdade meu caro leitor é que ele se tornou imortal com sua escrita que já atravessou várias gerações ganhando cada vez mais leitores, ah quem não suporte a saga O tempo e o Vento de Érico Veríssimo, mas a mesma já foi para a grande telona e aí eu te pergunto: seria mesmo uma obra tão chata e insignificante assim se ela sobrevive anos depois ter sido lançado?
Francine Prose diz em seu livro "Para ler como um escritor" que se você quer realmente se tornar um autor engajado e bem no seu trabalho tem que ler, não há jeito de aprender a escrever bem se não com os mestres do passado e os do presente. Todo escritor famoso aprendeu a escrever lendo alguém, e você que está lento este post também pode aprender, mas fica o aviso: escrever é uma forma inquietante de viver, porque?
Veja bem quem escreve vive com várias ideias na cabeça e muitas delas vão para o lixo apenas as ótimas ganham as páginas, você ainda vai se pegar conversando com aquele personagem num diálogo tão intenso que para você o mundo que criou é tão real como o que vivemos.
Quer escrever bem? Apenas leia, leia muito dos clássicos aos atuais e não se importante tanto com o que as outras pessoas falam, a maioria das pessoas quando veem algo realmente bom quando não tem o mesmo talento e criticam sem acrescentar nada, acredite em si, estude sobre o tema, converse com quem trabalha na profissão faça laboratório se vai escrever sobre uma determinada cidade e não a conhece pessoalmente, pesquise afinal o Google te leva a qualquer lugar com apenas um click.
"Se queremos escrever, faz sentido ler- e ler como um escritor. Se quiséssemos cultivar rosas, haveríamos de querer visitar roseira e tentar vê-los como um cultivador de rosas os vê. - Francine Prose"
Então deixe o cansaço de lado e leia, e quando a história tiver tomado conta de sua cabeça, leia cada capítulo de novo em busca de aperfeiçoar o que foi escrito por você mesmo, a busca pelo livro perfeito é algo que todo escritor faz, e é assim mesmo que escrevemos lendo, relendo, apagando e tornando a escrever, quando por fim tiver tudo em ordem certamente você estará pronto para mandar para uma editora ou mandar para revisão e enfim trabalhar na publicação do mesmo.
Quer ter inspiração?
Ouça música, veja um bom filme, vá a lugares diferentes, se aproxime da natureza, ouça relatos de histórias pessoas, leia uma crônica. Tudo isso é inspirador e te fará ter grandes experiências.
"Escrever é ofício e ofício se aprende com quem já o exerce antes de nós: há o mestre, há o aprendiz- temos aqui utilizados num sentido que pouco tem a ver com escola na acepção comum de palavra, embora a escola seja por excelência lugar de contato ( ou de primeiros contatos) com modelos e exemplos literários. - Ítalo Mariconi em Para Ler como um Escritor"
Então você quer ser um escritor de sucesso?
Leia!
No próximo post sobre escrita criativa vamos falar sobre narradores, então aguardem.
Tem um livro para ser publicado? Participe do projeto Adote um Autor, saiba mais no Fale Conosco e tenha sua obra publicada.
Precisa de um bom revisor?
Aproveite a oferta revise seu livro no projeto Adote um Autor e ganhe todos os Serviços Editoriais junto.
Esperamos pelo seu contato.

Abraços,


Marciana Lima

You May Also Like

0 comentários

Ela Não Soube Perdoar

Aonde vai Vó?- Perguntou a neta preocupada com a fragilidade com que a avó levantou aquela manhã. – Vou encontrar-me com um velho amigo, ele está internado no hospital em Belo Horizonte, sofreu um infarto e os médicos acham que ele não vai durar muito tempo.
– Dona Sophia, quando quiser o carro já está pronto e lhe aguarda.
O motorista trabalhara para Sophia nos últimos vinte anos e nunca tinha visto a senhora tão abatida, seu ar era de alguém que não tinha dormido, e realmente depois de ter recebido a noticia de que Arthur estava internado, ela não dormia há duas noites e mal tinha se alimentado, a verdade era que o coração latejava, em busca de uma solução, queria voltar ao passado e consertar um erro.
– Estou pronta Marcos, vamos.
– Espera Vovó, eu também vou com a senhora, deixe-me pegar minha bolsa que vamos e nem adianta dizer que não, eu vou junto e pronto.
– Tudo bem querida.
A neta era uma garota exemplar crescera ali naquele sítio e sempre foi muito apegada a avó, e por muitos meses eram somente as duas e os três funcionários que trabalhavam no sítio, ela foi para o carro e enquanto esperava neta sua mente voltava ao passado.
Sophia fora uma garota exemplar, criada também pela avó, aprendeu desde cedo que tinha que lutar pelo que queria se quisesse ser alguém na vida.
Ela frequentou a escola e suas notas sempre foram as melhores da turma, era adorada pelos professores e sua avó nunca teve uma queixa, parecia que a história se repetia com sua neta, as duas eram muito parecida até na aparência, Sophia via e si mesma quando conversava com a neta.
Em seu interior sempre se perguntava como havia sido sua mãe, a mãe de Sophia morreu de bala perdida em um dia fatídico em que ela iria dar inicio em suas aulas da Faculdade de Letras, ela morreu antes mesmo de chegar ao hospital, após isso a avó se mudou com Sophia ainda pequena aos dois anos de idade para uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, morando em um Sítio nunca lhe faltou aventuras e diversão, nem amizades sinceras e leais.

Continue Lendo....

Dica de Leitura

Dica de Leitura
Da mesma autora do blog!

Postagem em destaque

[Top 20] Seja um porto seguro na vida de alguém

E amar inclui respeitar o outro e aceita-lo como um ser humano real sem idealizações, porque meu bem perfeito ninguém é, ninguém muda p...

Marcadores

CNPJ 20445389/0001-96 EMPRESA DO GRUPO ACP DIGITAL MARKETING . Tecnologia do Blogger.

Seguir Por Email